Cuidar da alimentação é parte fundamental do nosso dia, e boa parte dele passamos trabalhando, não é mesmo? Por isso, é muito importante a gente dar atenção para o que comemos durante as 8 horas que passamos no trabalho.  

Pesquisas já mostraram que a forma como nos alimentamos durante o expediente impacta na nossa produtividade e no nosso rendimento físico e mental.  

Continue a leitura e veja dicas para uma alimentação saudável durante o expediente e dicas do que colocar na marmita!

Dicas para uma alimentação saudável durante o expediente

  1. Não saia de casa sem um café da manhã adequado. 
  2. Caso você não tenha fome logo cedo, leve seu café da manhã de casa. Pode ser fruta, iogurte, pão integral, ou uma raiz, tipo aipim, batata-doce. Ou algo que você goste, fácil de consumir e seja nutritivo.
  3. No lanche da manhã e da tarde, prefira sucos, frutas, ou alguma coisa leve que possa levar de casa.
  4. Na hora do almoço, prefira levar uma marmita com comida saudável e caseira, e evite comidas gordurosas ou “pesadas” pois tendem a nos deixar enfastiados, com a digestão lenta.
  5. Fuja dos lanches industrializados, salgados e doces de lanchonete. 
  6. Se for almoçar em um restaurante, prefira o que seja a quilo, assim você escolhe o que colocar no prato, e cuidado com molhos e recheios que podem ser indigestos e causar mal-estar ou transtorno alimentar.

Dicas para montar uma marmita saudável para o trabalho

Levar marmita para o trabalho é uma ótima opção, não apenas pela economia de dinheiro, mas para manter uma alimentação saudável e equilibrada. O horário do almoço é importante, por isso é preciso dar atenção especial a essa refeição.

Na marmita, sempre coloque cereal, legumes, proteína animal ou vegetal, verduras e/ou legumes. 

Vejas as sugestões: 

Cereais: arroz (branco ou integral) ou macarrão (ao molho ou alho e óleo).

Leguminosas (é fonte de proteína vegetal): feijão temperado, mas sem carnes (não é feijoada). Pode substituir/intercalar com lentilha, ervilha ou grão-de-bico.

Proteína animal: carne vermelha (cozida ou moída), frango ou peixe (cozidos ou assados).  

Verduras (coloque em um pote separado da marmita): pode ser qualquer verdura da sua preferência: alface, tomate, rúcula, cenoura ou beterraba raladas.

Legumes: batata, cenoura, brócolis, vagem.

Frutas para a sobremesa e/ou lanches da manhã e da tarde: podem ser inteiras, como banana, maçã, laranja, pera e goiaba, ou cortadas, como abacaxi, manga e mamão.

Leia também

Cuide do corpo e da mente e envelheça com saúde
4 alimentos essenciais para a saúde dos olhos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *