Procedimento para amenizar sinais do envelhecimento: cada caso é um caso
O envelhecimento facial é consequência natural do avançar da idade e de outros fatores associados, como estresse, genética, hormônios, estilo de vida e exposição solar.
E conforme a face vai envelhecendo, vão surgindo os sinais que afetam a aparência e a autoestima, o que leva muita gente a procurar por procedimentos estéticos. Além de embelezar e minimizar os sinais, os procedimentos também são uma forma de tratamento, como nos casos de manchas, por exemplo.
Mas cada caso é um caso e a indicação do procedimento vai depender do grau dos sinais e da região da face.
É que a face é dividida em três partes: região frontal e as sobrancelhas; região ocular, até a mandíbula; e região inferior, do pescoço. E, de acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), cada uma dessas partes envelhece de forma distinta, e isso é importante para determinar o tipo de procedimento.
Os procedimentos podem ser desde preenchimento com ácido hialurônico, clareadores, laser, até estimuladores de colágeno, aplicação de toxina botulínica, ou lifting. E a aplicação de cada um depende do que se deseja atenuar: perda do viço, do tônus muscular, da flacidez, manchas, olheiras, pálpebras, rugas e linhas de expressão.
É muito importante considerar que nenhum procedimento pode interferir ou prejudicar a saúde física. Por esse motivo, é fundamental procurar um profissional devidamente habilitado e capacitado para avaliar, orientar e aplicar o procedimento de forma eficaz e segura.
Aqui na MEGOftalmoDay você encontra dermatologistas devidamente capacitados e indicados para avaliar e indicar o que for melhor para o seu caso.
Leia também: