Por que as doenças oculares atingem mais as mulheres
De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), duas a cada três pessoas cegas no mundo são mulheres. E os motivos são vários: diabetes, menopausa, uso de maquiagem e outros fatores que contribuem para que as elas sejam mais afetadas do que os homens!
Dentre outras doenças oculares, as mais comuns em mulheres são:
- DEGENERAÇÃO MACULAR RELACIONADA À IDADE (DMRI)
- OLHO SECO
- CATARATA
Os fatores que contribuem para as mulheres serem mais vulneráveis:
EXPECTATIVA DE VIDA
As mulheres vivem mais do que os homens e muitas doenças oftalmológicas surgem na terceira idade, como é o caso da DMRI.
ALTERAÇÕES HORMONAIS
Na menopausa, a falta do hormônio estrogênio pode causar um quadro de olho seco, além de afetar uma das camadas do cristalino (lente natural do olho), aumentando as chances de desenvolver catarata.
VITAMINA A
O olho seco também pode ser desencadeado pela deficiência de vitamina A, inclusive em mulheres grávidas.
GRAVIDEZ
Não é um padrão, mas durante a gestação é comum as mulheres sofrerem alteração no grau da miopia, astigmatismo ou hipermetropia, e até alterações na córnea.
DIABETES
Como o diabetes também atinge mais as mulheres, elas sofrem mais com os problemas decorrentes disso, como propensão ao glaucoma, catarata e problemas na retina.
MAQUIAGEM
É preciso muito cuidado com lápis de olho e rímel, que não devem ser compartilhados, e a maquiagem deve ser cuidadosamente retirada antes de dormir.
TABAGISMO
Estudos apontam que mulheres têm mais dificuldade de abandonar o cigarro, e o tabagismo é um grave fator de risco para a saúde ocular: pode causar queda da pálpebra, catarata, glaucoma e acelerar a DMRI.
Os cuidados com a prevenção são muito importantes:
- Consultar o oftalmologista periodicamente
- Evitar os fatores de risco
- Tratar as comorbidades
- Investigar o histórico familiar
Leia também: