Em um ano, a miopia cresceu 40% entre jovens de 5 a 18 anos
A miopia é um dos problemas oculares mais comuns no mundo, mas vem aumento progressivamente nos últimos anos. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), até 2050 metade da população mundial pode ser afetada pelo problema, e a pandemia da Covid-19 piorou a situação.
Estudo publicado na revista científica The Lancet revelou que, nesse período, a miopia cresceu 40% em crianças e jovens de 5 a 18 anos na América do Sul. No Brasil, que tem 59 milhões de pessoas míopes, dados levantados entre abril e junho de 2021 pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) mostraram que essa progressão em crianças foi registrada, e o principal motivo, segundo 75,6% dos médicos entrevistados, é o uso exacerbado de dispositivos eletrônicos, que tendem a agravar o quadro da miopia.
Com a pandemia, crianças e jovens deixaram de ir à escola e ficaram menos expostos à luz solar e mais conectados às telas dos computadores e celulares. A falta de atividade ao ar livre e o ensino à distância também são considerados alguns dos principais fatores no aumento e agravamento de casos. O CBO considera preocupante a situação, pois revela que as mudanças de hábitos geradas pela pandemia estão afetando a saúde ocular dos jovens, com possibilidade de complicações no futuro.
O que é a miopia
A miopia é um erro de refração bastante comum e a sua principal característica é a visão embaçada, que impede a pessoa de enxergar com clareza o que está longe. A herança genética é apontada como a principal das causas que podem gerar esse problema.
Cuidados que podem prevenir a miopia:
Reduza o tempo diante das telas
Mantenha distância segura de 30 a 40cm quando usar celular e tablet, e a distância de um braço do computador
A cada 40 minutos usando dispositivo eletrônico ou computador, faça intervalos de 10 minutos para olhar para o horizonte
Pratique atividade física ao ar livre
Faça acompanhamento regular ao oftalmologista
Para as crianças, a recomendação da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) é:
Evitar a exposição a telas de menores de dois anos a telas, mesmo que passivamente
Entre dois e cinco anos o limite deve ser de uma hora de tela, com supervisão
Para a faixa entre seis e dez anos, o tempo não deve ser superior a duas horas
Seguir as recomendações de prevenção e usar os aparelhos eletrônicos com moderação é o caminho mais eficaz para evitar problemas na visão.
Além da miopia, os jovens e adultos também estão apresentando o quadro de astenopia, que é popularmente conhecida como vista cansada, que provoca desconforto, como ardência nos olhos e visão embaçada, quando se olha fixamente para algum lugar.
Fonte: Agência Brasil (Empresa Brasileira de Comunicação)
Leia também: