Anemia em crianças pode causar danos severos
Estima-se que 90% das anemias sejam causadas por carência de ferro (anemia ferropriva), um nutriente essencial para a vida, e que atua, principalmente, na fabricação das células vermelhas do sangue e no transporte do oxigênio para todas as células do corpo.
Mas, além do ferro, a anemia também pode ocorrer por carência de outros nutrientes essenciais, como zinco, vitamina B12, vitamina B9 (conhecida como ácido fólico) e proteínas.
A anemia infantil é considerada um problema de saúde pública devido aos efeitos danosos que causa:
• Dificuldade de aprendizado e apatia;
• Retardamento no crescimento;
• Favorece infecções;
• É fator de risco para a mortalidade infantil.
Na criança, a anemia ocorre quando o nível de hemoglobina no sangue encontra-se abaixo de 11g/dl para menores de seis anos e abaixo de 11,5g/ dl para crianças de seis a onze anos.
Por ser um grave problema nutricional no Brasil, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) recomenda a suplementação de ferro para todas as crianças de 6 meses a 2 anos de idade.
Fazer o acompanhamento pediátrico da criança é muito importante. É o pediatra que vai orientar sobre a alimentação, prevenção de anemia, investigação com exames laboratoriais, e tratamento adequado.
Além de crianças, a anemia também é prevalente em mulheres adultas em fase de reprodução, meninas adolescentes, gestantes e mulheres que estão amamentando.