O Glaucoma é uma doença crônica, que não tem cura, mas com o tratamento adequado, pode ser controlada. É uma doença ocular caracterizada pela lesão do nervo óptico que cursa com defeitos do campo visual e perda lenta e progressiva da visão.

Conforme matéria publicada no site da CNN, a estimativa é de que mais de 35 milhões de pessoas tenham algum problema de saúde ocular. Nesse cenário, pelo menos 900 mil têm o diagnóstico de glaucoma, de acordo com o Ministério da Saúde..

Um número alarmante que nos faz lembrar: saber mais sobre o glaucoma e como ele se desenvolve é fundamental no cuidado com a saúde dos nossos olhos. Por isso, continue a leitura e aproveite o conteúdo preparado pelos especialistas da MEG OftalmoDay para que você fique informado a respeito do assunto.

O glaucoma pode ter diversas origens. A grande maioria dos casos de Glaucoma são identificados em idosos, e ocorrem em decorrência do avançado da idade. Existem tipos de glaucoma que acontecem de forma secundária, como por exemplo em pacientes que necessitam utilizar corticoides. Também após trauma em face ou trauma ocular com acometimento do nervo óptico. Existem também os casos de Glaucoma congênito, no qual as crianças já nascem com o problema.

Entendendo as causas e os tipos de glaucoma

Se você acha que o glaucoma é apenas uma condição médica, saiba que existe mais de um tipo e cada um deles exige um entendimento e um tratamento específico. Entender essas variações não é apenas uma questão acadêmica, mas uma forma de autocuidado.

O glaucoma primário de ângulo aberto (GPAA) é uma doença do nervo óptico, progressiva e com repercussões características do campo visual. É acompanhado, na maioria das vezes, de pressões intra-oculares acima de níveis considerados normais.

O glaucoma primário de ângulo fechado ocorre por um fechamento total ou parcial do ângulo da câmara anterior, uma região de drenagem do liquido produzido no olho, o humor aquoso. Ele acontece devido a condições anatômicas que facilitam a aproximação da íris com essa região. Esse fechamento angular, por dificultar ou até impedir a drenagem de humor aquoso, tem por consequência o aumento da pressão intraocular, de forma aguda, intermitente ou crônica, levando à lesão do nervo óptico.

Glaucoma Congênito é uma doença que ocorre devido a mal formação durante o desenvolvimento do olho.

Esses são apenas alguns tipos de Glaucoma. A avaliação oftalmológica além de importante para diagnóstico e acompanhamento é imprescindível para o tratamento correto de acordo com cada subtipo.

Leia também: Os diferentes graus de cegueira e as causas que podem levar à perda da visão

O diagnóstico precoce é sempre o melhor caminho!

O universo dos distúrbios oculares é vasto e complexo, mas entre as diversas condições que podem afetar nossa visão, o glaucoma ocupa um lugar de destaque. Em resumo, quando falamos dessa disfunção, não estamos tratando de um simples desconforto ocular, mas de um desafio que, se não enfrentado com seriedade, pode mudar o curso de nossa experiência visual.

Seja proativo, faça checkups regulares e, acima de tudo, valorize e proteja sua visão, um bem muito precioso! Agende agora mesmo a sua avaliação com a MEG OftalmoDay.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *