O que é botox e como é usado em procedimentos estéticos

  • 13/06/2022

O que é botox e como é usado em procedimentos estéticos

O botox (toxina botulínica) é um extrato proteico de origem biológica, sintetizado a partir de uma bactéria anaeróbia. Seu uso para fins estéticos não é mais novidade, assim como seus benefícios, o que faz desse procedimento um dos mais procurados em clínicas especializadas, embora seu princípio ativo também seja aplicado em vários tratamentos de saúde.

Na estética, o botox é usado para tratar e atenuar linhas de expressão e sinais de envelhecimento. Quando aplicada, a substância relaxa o músculo a ser tratado permitindo ao médico definir o efeito desejado, que podem ser visíveis a partir de 48 a 72 horas, atingindo o efeito total em aproximadamente duas semanas. O tempo de duração do botox depende do metabolismo individual de cada um.

Além disso, o botox também é indicado para a estética odontológica e para tratar a hiperidrose (excesso de suor). 

 

Onde o botox pode ser aplicado:
• Testa
• Entre as sobrancelhas
• Região periobitária (os famosos “pés-de-galinha”)
• Para correção do sorriso gengival (sorriso que mostra muito gengiva)
• Nas axilas, mãos e pés para tratar a hiperidrose (excesso de suor).


A aplicação pode ser preventiva ou corretiva

PREVENTIVA. É bastante comum hoje em dia, e é aplicada quando a pessoa ainda não tem marcas de expressão profundas e deseja prevenir as rugas dinâmicas (os “pés-de galinha” e as marcas na testa). Nessa aplicação não há a contração muscular, o que permite uma aparência jovem por mais tempo.

CORRETIVA. Diferente do botox preventivo, o corretivo é recomendado para quem já está com os sinais de envelhecimento. Ajuda a suavizar a musculatura dos locais escolhidos, amenizando as rugas e as marcas de expressão já existentes.


Cuidados

Assim como todo procedimento estético, a aplicação de botox também possui contraindicações. Além disso, cada caso é um caso. Ao desejar fazer o procedimento, é importante procurar um dermatologista, o profissional especializado e capacitado para avaliar, orientar e conduzir o procedimento de forma adequada e cuidadosa.

 

Leia também:

Problemas de visão na infância

X
Conversar agora
Como posso te ajudar?
Olá!
Como posso te ajudar?